Colaboradores

terça-feira, 17 de julho de 2012

TUDO AO MESMO TEMPO AGORA

Desde sexta-feira estou em uma ansiedade que só.  Tentei passar o fim de semana tranquila.  Curti bem os meninos, fiquei saudosa, fiquei nostálgica, fiquei contando os dias para meus pais voltarem de Portugal (droga, por quê ainda ficarão quase um mês em Sâo Paulo??), mas a verdade é que não consigo pensar em outra coisa.  Ontem conseguimos marcar os exames médicos e para o final da semana e, por conta disso, conto os dias e as horas até próxima sexta-feira.  Ainda bem que existem outras pessoas no mesmo barco que a gente, dividindo emoções e ansiedade.  Ler blog de brazucas imigrantes funciona para acalmar os ânimos (e nos dar certeza de que não somos loucos, não somos os únicos).

Com a ajuda de uma amiga de infância queridíssima e expatriada (na Eslovênia), encontrei grupos virtuais de expatriados de Calgary, cidade que ainda não conheço mas já amo como se minha fosse, quase como se ama um filho em gestação (ops, não tanto, né?? enfim...)

Então, fica a dica: se você é um imigrante ou tentante, vale a pena ir se inserindo nesses grupos, vale a pena ler muito (e sempre um pouco mais) sobre o país e a cidade de destino.  Meu lema é: quanto mais conhecemos, mais nos preparamos para o futuro, e, consequentemente, menor as expectativas irreais.  O real e o imaginário se aproximam e, assim, a adaptação tem tudo pra dar certo, né?

Então, pessoas, guardem um tempinho para navegar por aqui: www.expatarrivals.com  e   aqui www.expat-blog.com

O fundamental não é tanto as informações sobre a cidade escolhida pois, imagino, antes de elegê-la como lar, qualquer pessoa sensata já leu o suficiente sobre a mesma a ponto de se sentir a própria personagem de filme americano, né? Mas, isso sim, criar rede de apoio, ver um pouco da vida real das pessoas reais e, porque não, criar um network de possíveis amigos/conhecidos.

E, enquanto vamos vivendo a espera, vamos sonhando com o Calgary zoo, as paisagens dignas de quebra-cabeça, a Stampede e a neve linda e branca na minha árvore de natal!  Mas enquanto este dia não chega, sonhamos.  Afinal, é prático, barato e saudável!!!

3 comentários:

  1. Oi, Juliana!

    Fique mesmo em cima da Interapoio, só por garantia... e venha sim para o encontro de 19/08, e se der certo fique até segunda-feira para entregar seu passaporte pessoalmente no consulado!!! Que tal?

    Que bom que vcs tb vão para Calgary... a gente pode se ajudar a sobreviver ao inverno... rsrsrs

    Sobre a psicologia, eu não sei te informar muita coisa. Te aconselho a começar essas pesquisas ainda no Brasil, enquanto espera a finalização do processo, pq pode ser demorado.

    Vc tem facebook?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pati

      Tenho, sim, FB (embora não muito ativo, já que fico o dia inteiro impedida de entrar nele, no trabalho). Sou Juliana Hupsel, pode me procurar...
      meu blog é icedende.blogspot.com Eu ainda estou me familiarizando com ele, já que fiquei uma década sem postar. Tentei hoje pela manhã incluir vários novos blogs (o seu na lista) e, depois, toda 'me achando', vi que não tinha conseguido adicionar... Hoje à noite tento de novo.

      Espero que a interapoio não falhe assim com a gente. É um absurdo, viu? Afinal, eles são pagos (e não é barato) para prestar assessoria!!! Como penso que segunda quinzena de agosto é muito tempo, espero que eles levem logo o meu por lá. Ou então, mando pra mommy, que estará em SP!

      Enfim. Trocaremos informações, notícias e dicas, né? Com relação à psicologia, não consigo noticia nenhuma por aqui. vou ver se a interapoio sabe de alguma coisa ou, caso contrário, tento ir no Conselho de Classe. Agora a corrida contra o tempo é grande! Espero dar conta de tudo (e logo!). Vou ver se posto meu checklist ainda esta semana.

      Excluir
  2. Outra coisa, Juliana: como faço para seguir seu blog? Não estou achando o link...

    ResponderExcluir