Colaboradores

quarta-feira, 18 de julho de 2012

E AGORA, COM VOCÊS, CALGARY!!!




Este post aqui é para falar um pouquinho sobre nossa futura moradia, Calgary Cidade que, embora não conheça, só pela possibilidade de nos acolher (e bem, como contam os amigos brasileiros que lá estão), já amo. 

Com cerca de 1,3 milhões de habitantes, Calgary é terceira maior cidade do Canadá, a mais populosa cidade da província de Alberta (que tem Edmonton como capital) e a quinta maior região metropolitana do país.  Encontra-se há cerca de 80 quilômetros das Montanhas Rochosas (Banff, Lake Louise..), região de lindas paisagens dignas de cartão postal.  Situada em uma rica província, é atualmente um grande centre financeiro e comercial, sede das principais empresas petrolíferas do Canadá, responsáveis, em grande parte, pela grande oferta de emprego, oferta esta que tem favorecido o grande fluxo de imigrantes e crescimento populacional.




Sendo a província mais rica do Canadá, (em grande parte por causa das indústrias já citadas), é a única província canadense que não cobra de seus habitantes e visitantes o imposto local sobre vendas e serviços, equivalente ao ICMS brasileiro. Este imposto varia entre 7% e 11% e, pensar em adquirir bens mais baratos é, de fato, um grande incentivo para pensá-la como meu novo lar. 

Segundo a Brazilian Community Association of Alberta (www.bcaab.org), esta provincial passa por uma fase de desenvolvimento econômico, o que está gerando uma necessidade de mão de obra em diversos setores.  E, por conta disso, a procura por trabalhadores qualificados é grande.  Embora não tenha visto (ainda) qualquer psicólogo brasileiro que se inseriu na sua profissão de origem no Canadá (na verdade, não vi ninguém de psicologia que migrou. Help, please!!), imagino que, dada a escassez de profissionais no mercado, o tão sonhado primeiro emprego, a canadian experience, não demore taaanto assim para chegar!

Não vou mentir pra vocês.  Um outro ponto que pesou, e MUCHO, para a escolha da cidade, além da facilidade de emprego, foi o ranking das médias salariais pagas em diversas cidades do Canadá, que vi, dentre outros lugares, neste blog aqui: www.supernaturalcanada.blogspot.com.  Dentre as seis cidades maiores cidades do Canadá, Calgary ganha no fator salário médio familiar, dá uma checada:

1* Calgary - $127,821
2* Edmonton - $93,872
3* Ottawa - $91,005
4* Toronto - $89,151
5* Vancouver - $84,052
6* Montreal - $60,703

É ou não um fator a ser levado em conta??

Como se não bastasse, por ser uma província super avitária, não há tampouco cobrança de qualquer taxa para aderir ao seu sistema de saúde.  Ou seja, este é, sim, um sistema de saúde gratuito, universal, integral, na fiel acepção da palavra.  Alô SUS, veja só isso!! Qualquer semelhança, gente, é mera coincidência, viu?? (ai, ai...).  Assim sendo, para um imigrante recém chegado, e sem qualquer outra renda, como é o caso da imensa maioria de nós, este é, sim, um grande diferencial.

Como não conheço, ainda, a cidade, minhas impressões sobre a mesma são uma coletânia de tudo que vejo, ouço e procuro saber, né?  E, ao que parece, embora não tenha uma vida agitada como a de Toronto e Vancouver, Calgary possui também bons bares e restaurantes.  Tem, porém, um estilo de vida calmo e agradável o que, para nós, família com duas crianças, é essencial!  Dentre outras qualidades, foi considerada a cidade mais limpa do mundo em 2010!! (fonte aqui:  www.dicasdocanada.blogspot.com.br)
 
Outro ponto positivo, principalmente para a baiana que vos tecla, é que na região de Alberta faz muito sol.  Assim, mesmo sofrendo com invernos rigorosos, com dias bem frios, não se sofre com dias cinzentos o que, para mim, é fundamental.  Afinal, vivo com um inverno de 27 graus, né?  E como também já escutei falar de brasileiros no Canadá sofrendo com a ausência de sol, também conhecida como depressão de inverno...melhor prevenir, né?
Um outro ponto importante para ser mencionado é que, por estar preparada para lidar com rigorosos invernos, assim como Toronto, o efeito físico e psicológico nos pobres seres tropicais daqui é infinitamente menor.  Calgary conta com passarelas suspensas (www.calgaryplus15.com)  que interligam os  principais prédios do centro da cidade.  Escutei, inclusive, alguns brasileiros falarem que se sofre mais com o inverno paulistano do que com o inverno de Calgary.  Será? É ver para crer!!
Claro que nem tudo são flores.  Tenho medo, bastante medo, do frio.  Se, dizem, Toronto é frio pacas (e Calgary é mais fria que Toronto), o que nos aguarda?? O inverno dura seis meses, tendo, inclusive, uma semana de temperatura inferior a – 40 C.  Só mesmo abraços calorosos da família para aplacar a saudade do Brasil nesses momentos difíceis!

Mas, como se fala por essa blogosfera, imigrar não é qualquer um.  E, definitivamente, não sou qualquer uma!!

Beijos calorosos a todos!

10 comentários:

  1. Vejo que sua pesquisa está bem avançada, pois conhece bastante desta linda cidade! :)

    O frio realmente não é nenhum problema grave, pois aqui neva menos que as cidades costeiras, sem falar que tem o Chinook (mais uma coisa para você pesquisar). O Chinook é um vento quente que vem do sul e aquece Calgary, chegando a elevar a temperatur em até +20 graus. Já vi Calgary com +15C em pleno inverno. Quando falam que aqui é mais frio, não é a intensidade, mas a duração, pois começa esfriar no outono, e continua frio até a primavera, mas são temperaturas suportáveis :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, Karison
      Li sobre o Chinook também, mas não o mencionei porque não quis me animar muito com essa idéia do calorzinho em pleno inverno. Prefiro esperar o 'pior' e me surpreender positivamente do que o contrário...mas adorei o fato de um brasileiro mencionar não ser o frio um grande problema!! Se é disso que os brazucas mais reclamam e não chega a ser um problema, então estou esperando só maravilhas, viu?

      Excluir
  2. Oi Juliana! Q delicia encontrar seu blog! Muito bom poder partilhar com quem ta passando pela mesma coisa. Um bju, Sa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é, Sá
      mas como vocês vão chegar antes, vocês tem 'obrigação moral' de contar tudo pra gente, viu? Feelings, impressões, providências... sei que o tempo vai ser super curto, mas imagino que a vontade de dividir essa felicidade com todos supere essa escassez, tá?
      boa sorte e felicidades!

      Excluir
  3. Oi Juliana, Calgary tem um custo de vida mais barato que BC, mas a média salarial depende da profissão, conheço muita gente que está bem aqui. Uma coisa que vc deve pensar é se vc quer realmente encarar as baixíssimas temperaturas por tempo prolongado. Eu escolhi Vancouver pelo clima e não me arrependo, aqui é um pedacinho do paraíso, é um lugar maravilhoso pra se morar e com uma qualidade de vida incrível... Se mudar de ideia, estamos aqui... ahhh!!! e, além de mim, tem muita gente do nordeste aqui rsrsrsrsr... bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é...Vancouver tinha sido a primeira opção até os 45 do segundo tempo. Mas, diante das oportunidade de emprego que vejo surgindo em Calgary, decidimos encarar uma cidade menor de tamanho e com maior crescimento econômico. Tive a sensação, também, que a adaptação poderia ser mais fácil (ou menos difícil). Mas pudemos mudar, sempre, né? E, além do mais Vanchuva é um destino turístico certo!! Boa sorte por aí. Quando for em Calgary ou nas montanhas rochosas, visita a gente, viu?

      Excluir
  4. Oi,Juliana.Bom partilhar com alguém daqui de SSA a ansiedade deste processo!Nosso encontro vem aí, hein!Ab

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ansiosa para isso, Marcelo. E tão ansiosa para conhecer outros imigrantes que estou quase indo de 'bicão' no encontro da Pati em São Paulo, em agosto!! Esse mês vai ser intenso, né?

      Excluir
    2. Deus queira q seja bastante intenso!!hahaha...qto ao nosso encontro, vou deixar vc decidir o horário, se vai ser um happy hour ou no final de alguma manhã, já q vc tem filhos pequenos e tem q se organizar para isso.Dê sua sugestão q arrumo o resto!Abraço

      Excluir
  5. Estou adorando seu blog... e esperando por dicas de Calgary (moro em Toronto e irei para ai semana que vem). :-)

    ResponderExcluir