Colaboradores

sexta-feira, 15 de março de 2013

Drives License - Part 1


Comecei a estudar para tirar minha carteira de habilitação aqui de Alberta há uns 15 dias. Baixei o livro por aqui http://transportation.alberta.ca/content/docType45/Production/DriversGuideFINALWeb.pdf.
O processo é feito em duas etapas: 
1) Você tem que passar em uma prova teórica, tal como acontece no Brasil; 
2) Você tem que passar no Road Test.

Fiz ontem minha primeira etapa. O teste é feito em uma espécie de cartório. São 30 questões de múltipla escollha e você tem que acertar 25. A medida que você vai respondendo, o sistema vai corrigindo sua resposta - questão a questão -  deixando sempre visível seu score acumulado e a quantidade de questões que falta responder. Além disto, ele lhe permite pular a questão que você está em dúvida para fazer no final. Essa foi minha estratégia! Respondi 22 questões e acertei todas, deixando 8 que estava com alguma dúvida - seja de compreensão mesmo, seja de saber qual a resposta - para o final. Com isso, já sabia que das 8 que faltava bastava acertar apenas mais 3. Acertei as duas primeiras e errei a terceira. O pior, é que errei meio que sabendo que ia errar. Sabe quando você acha que uma coisa é certa, mas você acha que está errado? Pois é, foi o caso! Na correção o sistema mostrou que a questão que achava que era a certa era, de fato, a certa, rs. Bom... "sem problemas! Só preciso acertar mais uma de cinco" (pensei), apesar das cinco questões serem questões que não estava seguro. Acertei a quarta e, imediatamente, o sistema lhe parabeniza e solicita que você chame atendente. 

Na sequência, você faz lá mesmo o teste de vista e tira sua foto digital - tudo com a pessoa que lhe atendeu desde o ínicio. Sem problemas! Dirijo-me  novamente para o guichê com ela e entrego toda a documentação solicitada: comprovante de endereço, dois documentos de identificação para tirarem cópias (neste caso foi o meu PR e o meu Alberta Person Health Card), a original da minha carteira de habilitação do Brasil com a respectiva tradução. Depois disto, assino um documento que os autorizo a consultarem e meio que transferirem meu histórico de direção do Brasil para cá - Este processo dura, pelo menos, duas semanas. Isso é importantíssimo para que eu tenha o tipo de carteira full - sem qualquer restrição. 

Uma consequência não muito boa disto é que, quando assino o tal documento, eu também declino da minha carteira de habilitação do Brasil. Eles ficam com ela e não me devolvem mais, já que é ilegal você portar duas carteiras de habilitação. Isso acontece, por que após o teste teórico eu já saio com uma carteria de habilitação temporária de aprendiz - São três tipos de habilitação: Stage 1 - Leaner; Stage 2 - GDL (Graduated Driver Licensing) Probationary; Stage 3 - Full, non GDL - que me permite dirigir por aqui sob supervisão de uma pessoa habilitado full, no caso, Juliana (pelo menos até a carteira dela do Brasil ter validade, ou seja, 20/04) com algumas restrições de horário. .

Assim que eles tiverem o retorno sobre o meu histórico no Brasil, entram em contato e marcamos o teste de rua. Outra pedreira! Todo mundo que conheci aqui em Calgary, perdeu pelo menos uma vez. Espero passar direto, caso contrário, provavelmente teremos que deixar o carro na garagem.

Bom, mas isso eu conto depois.


Nenhum comentário:

Postar um comentário