Colaboradores

quarta-feira, 18 de abril de 2012

PARA AQUELES INTERESSADOS EM MIGRAR

Oi, gente



Recebi um e-mail de uma leitora, interessada no processo de imigração canadense e, como a resposta dada a ela pode interessar a outros leitores, publico aqui algumas considerações para possíveis candidatos à imigração, reconstruindo, aos poucos, a nossa trajetória até aqui.

Nós (eu, esposo e dois filhos) estamos tentando migrar migrando para o Canadá.  Nos habilitamos no processo federal (skilled worker) em 2011, de acordo com as regras estipuladas pelo Ministério de Imigração canadense www.canada.gc.ca e que muda todo ano, principalmente no tocante às profissões desejadas.  Por isso, sugiro dar uma olhadinha nos pré-requisitos necessários e fazer o simulado disponibilizado pelo governo antes de dar início a qualquer especulação em torno deste assunto.  Minha profissão (psicologia) está na lista das profissões habilitadas para pleitear o visto de imigrante permanente, o que fez com que eu fosse a aplicante principal.

O tempo de maturação da idéia é longo.  A lista de documentação necessária para o visto, idem.  E o tempo que leva para recebermos a resposta também.  Por isso, é preciso ter certeza, perseverança e, o que é pior, auto controle.

Começamos a recolher toda a documentação necessária, tais como diploma, antecedentes civis e criminais, histórico escolar, etc, traduzí-la, e estudar inglês no começo do ano passado.  Como aplicante principal, tive que fazer teste de proficiência no idioma (IELTS), o que me levou bastante tempo, já que aqui em Salvador, onde moro, ele é aplicado em média a cada quatro meses. E, claro, me foi preciso fazer um curso preparatório, uma vez que precisava reciclar meu inglês, e aprender a responder esse tipo de prova tão específico. Contamos, ainda, com a ajuda de uma empresa especializada neste tipo de visto, pois, após tamanho investimento financeiro e emocional, temíamos dar errado com o processo por uma bobagem qualquer, tal como o não envio de uma documentação considerada imprescindível para o andamento do processo.

Recebemos a resposta positiva do governo canadense em agosto do ano passado (O CANADÁ ME QUER, VIVA!!!)  e, atualmente, estamos no estágio de aguardar a solicitação de exames médicos (o que, segundo alguns blogs que visitei, pode demorar até um ano).  Acho que este tempo nos é 'dado' para testar a nossa força de vontade.  De repente, o Canadá acredita que uma família, depois de passar tanto tempo na espera, vai se empenhar ao máximo para dar certo no país deles, produzindo e gerando riquezas, se adequando às regras, respeitando a convivência multicultural, etc...sei lá, vai saber...

Diante de tamanha ansiedade, resolvi canalizar essa energia para a criação deste blog, o que já deveria, aliás, ter feito há muito tempo.  Imaginei que através dele estaríamos trocando informações e dicas com outras pessoas envolvidas neste mesmo processo de migração, faríamos contatos com os 'daqui' e os que lá ja chegaram, favorecendo, assim, a familiarização com tudo o que nos aguarda.  E, quando sabemos exatamente o que vamos encontrar, a possibilidade de adaptação cresce exponencialmente, né?

Enfim. Acho que é isso.  Pretendo, aos poucos, postar sobre assuntos específicos da habilitação para o processo federal, ajudando, com isso àqueles que estão passando pelo que eu passei, na busca de informações e dicas para iniciar o processo, e ser ajudada por aqueles que estão mais adiantados do que nós.  Para quem se interessa em encarar mesmo essa jornada, vale a pena ler bastante sobre a cultura, adaptação, mercado de trabalho, clima, moradia, lazer, educação, etc.  Existem sites de comunidades de brasileiros no canadá que sempre ajudam neste sentido.  Dá uma olhadinha nesta comunidadebrasilcanada.wordpress.com  e nesta brasilnocanada.wordpress.com. Lá é possível encontrar links para vários outros sites que podem estar trazendo respostas ao imigrante ou para o potencial imigrante. E nossos conterrâneos brazucas que lá estão e que sempre postam coisas legais para nós, que aqui estamos, no hemisfério sul.

À medida que forem surgindo, prometo escrever sobre assuntos relativos à imigração para aqueles interessados.  E, para nossos amigos e familiares, estaremos atualizando as notícias sobre esta jornada.




4 comentários:

  1. Muito bom conversar com você e trocar idéias...feliz em acompanhar este começo de história. Bjs

    Obrigada pela atenção


    Bj
    Patricia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Patricia
      Pelo que tenho visto da estória da grande maioria, acho que tive sorte, não? Embora a idéia de migrar para o Canadá seja mais antiga, mandamos os documentos apenas em junho de 2012. Recebemos a resposta de deferimento do pedido no final de agosto e esperamos até julho deste ano para receber a solicitação de exames médicos. Ou seja, imagino que nosso processo todo se finalize em um pouco mais de um ano. Tem sido essa a média ou, de fato, fomos beneficiados de certa maneira?? O fato é que, agora mais do que nunca, temos certeza dessa escolha! E, ver essa nova leva de brasileiros arrumando as malas para a viagem me enche de excitação. Bom saber que não estamos só nessa jornada, né??
      Beijos

      Excluir
  2. olá, você poderia me indicar que empresa você contratou para lhe auxiliar. Estou pensando em contratar uma aqui em BH/MG! Obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Eu deixei um comentario em outro post, dizendo que sou de Salvador, mas moro no Canada e queria trocar umas infos com voces. Esqueci de dizer que também sou psicologa ;)

    ResponderExcluir