Colaboradores

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

NO CANADÁ TAMBÉM TEM ENROLATION (E UMA BRASILEIRA BARRAQUEIRA)

Esse post é apenas para mostrar pra todo mundo (e pra mim principamente, que vinha, até então, deslumbrada com o nível de organização do país e da honestidade de seu povo) que aqui também tem defeitos.  Yep.  Pessoas sabidinhas e que querem te passar pra trás, ao que parece, tem em todo e qualquer lugar.  O pior disso tudo é que acabamos ficando com um certo preconceito com toda uma nação, com outras pessoas da mesma nacionalidade ou região do globo que nada tem como o ocorrido.  Me explico. 

No último post falei da arrumação da casa, das compras, das lojas, toda orgulhosa de mim mesma (e do maridão) do nosso produto final.  Não coloquei foto do quarto de visitas simplesmente porque este ainda está sem cama.  Era essa a nossa última aquisição (até as garage sales, que geralmente ocorrem por aqui no final de março, início de abril, junto com a primavera). Estávamos com relativa pressa, já que meus pais estarão chegando no dia 12 de fevereiro com as crianças.  Olhamos algumas lojas, pesquisamos preços.  Vimos no tal do Kijiji algumas lojas menores que vendem móveis a preços relativamente mais baratos e lá fomos nós.  Era uma loja de produtos bastante caros, a meu ver, de madeira maciça, e de muito mal gosto.  Poltronas enormes, com cabeceira de madeira rebuscada, almofadas douradas e coloridas, conjuntos de sofá gigantescos que pareciam saídos de palácios indianos.  A única cama basica, lisa, discreta nós compramos.  O vendedor,  na última quinta-feira, nos garantiu que poderíamos passar pra pegar nesta terça (depois dele ter dito que tinha em estoque, mas tudo bem).

Voltamos na terça no depósito para buscar nosso bendito móvel (porque a entrega nos custaria 70 dólares) e o funcionário, com o inglês mais macarrônico possível ,disse que não tinha chegado, sugerindo que voltássemos em uma semana.  Resultado: disse que ia levar naquele dia de qualquer jeito, já que o único motivo de eu ter comprado a cama era o prazo pequeno para pegá-lo, que nos tinha sido garantido a chegada na terça-feira, que me confirmaram que eu não precisava nem ligar, que isso, que aquilo.  Disse ainda que não poderia esperar mais, já que eu teria visitas vindo do Brasil chegando no sábado, e que só sairia de lá com minha cama.

O rapaz ligou para alguém que deveria ser o dono da loja, que imediatamente foi até lá onde estavámos (e que era um outro endereço).  Voltou a dizer que foi problema com o frete, que o navio não tinha chegado e que não tinha mais o produto ali.  Quando me viu, por fim, irredutível, foi lá dentro e, sem dar qualquer outra explicação, me entrega uma caixa  falando que ali estava a cama.

Me senti toda orgulhosa de ter lutado pelos meus direitos mas, infelizmente, o problema apenas tinha começado.  Chegando em casa, maridão foi logo falando que a caixa já tinha sido aberta, pois estava com fita por todos os lados.  Enfim, a conclusão que chegamos foi que alguém devolveu pelo mesmo motivo que a gente queria fazê-lo: estava faltando peças!!! Impossivel o uso.  Precisei fazer duas ligações naquele dia (a loja já estava fechando, eram 18:30 h), com a promessa de resolverem na primeira hora do dia.  Liguei mais quatro vezes no dia seguinte e falei com três pessoas diferentes, repetindo novamente a estória e sendo, novamente, solicitada a aguardar uma ligação.

NINGUÉM ME LIGOU!!! Cada um dizia uma coisa diferente, mas era sempre a desculpa do navio que chegaria no sábado (e sabe-se-lá Deus se eu teria a minha tão sonhada caminha depois disso!!!).  O indivíduo do outro lado da linha, nesta altura, quando eu falava alto dizendo estar muito puta da vida com a situação e o mal estar causado me dizia apenas que eu não poderia fazer nada a não ser aguardar e que não teria o meu dinheiro de volta. PUTZ!!!  XINGAR EM OUTRO IDIOMA QUE NÃO O SEU É HORRÍVEL!!!

CADÊ O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR, FOR GOD'S SAKE?? Senti saudades do meu país, eu juro.  Nessa situação saberia exatamente o que fazer, conseguiria invocar artigos de lei e ameaçaria abrir uma reclamação no PROCON.  Ou seja: a chata de plantão.  Mas aqui??? O que é que me protege? Foi possível retornar um abajur ao IKEA, sem qualquer burocracia, pelo simples motivo de termos quebrado tentando montar e não posso devolver uma cama faltando peças???

Acho que enchi tanto o saco do cara que ele ficou doido para se livrar de mim (e eu dele) que, por fim, me disse: ok, pode trazer o móvel de volta que devolvemos seu dinheiro.  Maridão tinha dito que ele que viesse buscar mas, como tínhamos certeza de que isso seria inócuo, em 20 minutos entramos pela segunda e última vez lá.  Trinta minutos depois já compramos outra cama e, finally, tenho a tranquilidade de não colocar um casal de senhores dormindo no chão frio.

E, depois disso, estou com as barbas de molho.  Voltei a ser brasileira.  Confio desconfiando e sempre achando que o outro quer bancar o espertinho comigo.  Fazer o quê? Foram mais de três décadas vivendo assim, sendo suficiente uma má experiência reativar comportamentos antigos!! E, antes que me esqueça, a loja é essa daí:    
Kijiji: Queen Bed $165, Queen Mattress $199, 3Pcs Sofa set $899 & more


Nenhum comentário:

Postar um comentário