Colaboradores

terça-feira, 13 de novembro de 2012

O FIM DE SEMANA EM SÃO PAULO E O VISTO EM MÃOS



Dia 18 do mês passado fomos para São Paulo, em uma viagem inventada nada mais nada menos do que para pegar os vistos nas mãos da Maura, no Consulado.  Todos que já passaram por isso sabem o quanto este momento é emocionante.  Emocionante a tal ponto que precisei de quase um mês para me recuperar do forte impacto, e conseguir descrevê-lo aqui no blog. Para os que estão em processo e ainda nao vivenciaram este momento, vou contar um pouco desta sensação indescritível.  ATENÇÃO: este relato contém emoções fortes.  Peço especial cautela aos cardíacos e safenados, viu?

Tudo se iniciou assim: depois de ter 'inventado' perante o Consulado canadense que estaria em São Paulo na semana do dia 17 de outubro, indagando se poderia passar para pegar os nossos passaportes, e ter recebido como resposta que 'faria o possível para entregar os vistos a partir do dia 16 no período da tarde', corre eu e marido para emitir bilhetes para Sampa.  Não sem antes combinar com meus pais de deixar os meninos com eles, organizar com a babá de dar o suporte no fim de semana de nossa ausência e ligar para irmaozinho para saber se poderia nos hospedar.  Tudo pronto, bilhetes em mãos, e lá fomos nós!!!

Para deixar a viagem com uma carga maior de adrenalina, estava no primeiro dia da miss red.  Isso mesmo! A menstruação chegou e, como a dananda nunca vem sozinha, fiquei com uma baita enxaqueca, enxaqueca essa piorada por uma noite não dormida devido ao sono interrompido do nosso caçula e um vôo que não nos deixava prorrogar a preguiça na cama: 8 da matina (com escala em Porto Seguro.  Socorre!!! Quase que desembarco por lá, gentém!)

Esses vôos baratinhos da Gol me matam! Ficar até 2 horas da tarde sem comer foi ^*_@!  E, como tenho pânico de avião, aterrissar por duas vezes foi um verdadeiro tormento.  Aquela bendita hora de 'coloquem suas poltronas na posição vertical', com dores homéricas na cervical serviram como eventos disparadores de mãos suadas e náuseas.  Comecei a me mexer e a chorar  reclamar.  

Em solo firme, pedi pelamordedeus para irmos direto para a casa de meu irmão.  Afinal, poderiamos pegar os passaportes na sexta-feira, não?  Não, isso não era possível.  Marido tinha reunião de trabalho durante a tarde, de modo que teriamos apenas a sexta pela manhã para fazer isso, e como seguro morreu de velho (e como tinhamos ido lá somente para isso), decidimos seguir viagem.  Dramin no bucho, braguilha da calça aberta, cabeça apoiada no encosto do banco do carro e lá fomos nós..

Para sintetizar a estória, o prédio é enorme, o estacionamento lotado e a fila para se cadastrar para subir ao consulado também... eu fiquei encostada na parede, esperando chegar minha vez.  Até que o funcionário, talvez por minha palidez estampada na cara, agravada pelo remédio misturado com o nervosismo me pergunta: “A sra. tá se sentindo bem?” E, gentilmente me informa: “Tem um ambulatório aqui no edifício, talvez fosse melhor a senhora dar um pulinho lá”.  E, quando penso que terminou, utiliza o interfone para informar a outro funcionário do consulado que estava subindo uma mulher... (me descreve) que não estava se sentindo bem... blábláblá.  Se eu estava nervosa, imagine como fiquei????? Será que era um prenúncio da minha morte? Estava tão mal assim e nem percebi??

GENTÉM. Tinha muita gente chegando e saindo do consulado do Canadá.  Graças a Deus a fila era diferenciada, e para os imigrantes sortudos (no caso, nós), não tinha ninguém na nossa frente.  Mas, como o Canadá é a bola da vez, muitas pessoas pegando o visto de estudante, viu? Fiquei surpresa!!!

A ansiedade de todos estava nos gestos, nas feições do rosto, no roer das mãos.  Quando fui atendida (e muito bem atendida, diga-se de passagem) pela Maura, e ela, após fuçar alguns envelopes que estavam ao alcance das mãos, me pede para aguardar um pouco, sento e entro em parafuso.  Fiquei com as mãos geladas (mais??), suei frio, chorei.  A emoção foi tomando conta de mim. E o medo de ter tido algo errado com nosso processo também.  Foram horas minutos que não passavam nunca.  Achei que não ia sobreviver a esse turbilhão de sentimentos!!!



Mas, resultado: cá estou eu pra contar história.  Deu tudo certo, sai de lá com duas lágrimas discretas nos olhos, muitos papeis em mãos, e a certeza de que a jornada está apenas começando. 

Obrigado a todos por partilhar isso comigo.  Obrigado, marido, por encarar essa nova aventura.  Com você vou até para a lua.  Morar em um país com tal qualidade de vida, então, nem se fala!  Obrigado W., meu irmão, por estar conosco neste momento tão importante (ainda que tenhamos brigado na volta).  Obrigado, amigos de jornada, aos virtuais e aos reais.  Só que está passando por isso sabe o que aquela página preenchida no passaporte significa. É nossa chave para o futuro.

Obrigado, irmãos, por entenderem nossas escolhas.  Obrigado, meus pais, por me darem asas.   

A viagem está apenas começando!!

9 comentários:

  1. Parabeeeeeens! Muita emoção mesmo!
    Estaremos aguardando vcs!!! :)

    Beijos da Dupla

    ResponderExcluir
  2. Nossa, Ju, fiquei arrepiada de ler! Emocionante!!!!!
    Agora preparem-se com calma. Em janeiro espero vcs por aqui!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. É isso ai JU. A viagem está apenas começando...
    Estou aqui numa ansiedade grande para essa preparação para "a viagem".
    E olha que iremos só em Março/Abril.
    Grande abraço e tudo de bom ;-)

    ResponderExcluir
  4. Oi Juliana e Marcondes!
    Precisamos marcar algo para conversar sobre a nossa terra maravilhosa!adoramos tudo e estamos doidos p voltar!bj

    ResponderExcluir
  5. oi, gente.

    brigadão pelos comentários de incentivos. Por aqui a contagem regressiva começou! hoje, dia 20, comemoro um mês mais de trabalho apenas. E quando dezembro chegar, então?? PAra mim a viagem já estará virando a esquina.
    Fico pensando em assuntos para postar no blog, mas agora faltam novidades, né? Fico ansiosa para ler os posts de vocês, que já estão 'do lado de lá'.

    Marcelo e Verônica: que tal marcarmos algum dia para vcs nos atualizarem da viagem? Quando dizem estar doidos para voltar é pro Canadá, né? Ou é pro Brasil-sil-sil?

    Tati, você chegará no melhor momento. O inverno já vai ter passado e vocês terão tempo suficiente para preparar o corpo! Manteremos contato, viu??

    beijos em todos

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor, caso vc não possa ver meu e-mail me avisa q eu te passo. Tks bjs

      Excluir
    2. DEsculpe-me pequena confusão... Gostaria de saber se a agencia te ajudou muito. Tenho conversado com algumas, e parece que elas apenas avaliam o que fazemos, mas não solicitam nada extra que vá nos ajudar no processo. Vc colocou que foram soliciatados atualizações de documentos, eu gostaria de saber se isso foi a agencia, ou o Gov Canadense. Na linha do tempo eu não entendi direto pois vc mencionou que deu entrada e a solicitação da atualização e só posteriormente vc menciona a agencia. Há algum lugar aqui no blog que vc tenha colocado mais info sobre o processo em si? Muito obrigada por este blog, é sempre bom lermos como tomamos uma decisão como esta. Bjs

      Excluir