Colaboradores

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

O CANADÁ, A FESTA DO PIJAMA E O COUNTDOWN

Me dei conta na semana passada que em alguns aspectos aqui em casa já estamos em ritmo de despedida.  Sim.  Infelizmente Théo já está no apagar das luzes do primeiro ano do ensino fundamental e já está se despedindo, aos poucos, de seus colegas.  Infelizmente teremos aulas na sua escola apenas até dia 30 desse mês! Mas, por outro lado, estou comemorando o fato de não sair de casa às 6:50 da manhã para levá-lo para a escola, distante mais de 15 quilômetros de nossa casa.

E, pensando nisso, fizemos uma comemoração no feriado para ele e sua turma, no total de 5 crianças. e Tom, claro, que, aos dois anos, foi o que mais curtiu e passou a semana inteira perguntando por 'Beguel' (Miguel) e Enzo, na expectativa de encontrá-los em casa .  Foi a sua primeira festa do pijama, muito idealizada por ele, muito trabalhosa para a mamãe, e muito curtida por todos.  A criança ficou 'sisentindo' e já me lembrou que teremos pelo menos mais duas, na frequência de uma a cada mês.  Como não consegui postar as fotos, tiradas pelo celular, tentarei fazê-lo depois, com a ajuda dos universitários!

Na televisão, nos outdoors e nas rádios da cidade tudo o que vejo e escuto são sobre as festas de reveillon. A decoração de natal já deu as caras na cidade, a programação do verão já começa a todo vapor e, vendo por este ângulo, a viagem está dobrando a esquina.

Com isso, acho que a ansiedade para o projeto Canadá diminui.  Afinal, janeiro tá logo ali, né?

Mas o maior motivo de estar postando hoje se deve ao fato de estar super emocionada, começando a minha contagem regressiva trabalhística.  Sim, pois daqui há exato um mês, no dia 21 de dezembro, estarei me despedindo do emprego, e dos amigos que fiz por lá.  Na sexta-feira antevéspera de natal.  Enquanto já se fala de confraternização e amigo secreto de fim de ano, penso no significado disso tudo para mim.  E, de fato, começo a sentir uma sensação o tanto quanto dúbia.  Tudo o que mais desejamos é o que mais tememos, não?? O mundo novo que está se desacortinando às nossas frentes significa deixar o antigo para trás.  Cortar raízes, fechar a porta.  Levar o que é realmente relevante e se preparar para a travessia.  E fazer, talvez, como fez Gonzagão, no filme "De Pai para Filho" (super recomendado para os amigos que estão longe, viu? Toca no íntimo das nossas raízes) : ele voltou a Exu, em Pernambuco, para levar o sertão consigo.  Eu, desde já, pretendo levar o Brasil (e Salvador) comigo.  Sem esquecer, jamais, da cultura  brasileira e do português.  Uma preocupação a mais para quem tem filhos pequenos.

Por isso, aos que vão para Alberta, segue a recomendação de dar uma fuçada neste site : www.bcaab.org, da associação de brasileiros local onde, ao que parece, há um genuíno interesse de manter vivas as tradições brasileiras, o ritmo, a culinária e o português.  Para mim conhecê-la e me tornar um membro está entre as prioridades após o landing.   


E por falar em culinária, algumas fotos do chefe de cozinha Michellin, membro da família. Mas uma coisa que iremos sentir falta, o Panela Pintada (curso de culinária para crianças = reeducação alimentar).  Quem quiser, dá uma olhada aqui  


 




beijos em todos


2 comentários:

  1. Lindas fotos!!! Que bom que daqui a pouco estarão todos no maravilhoso Canada!!!

    ResponderExcluir
  2. Oh, Ju!!
    É de se emocionar!

    Pena que só nos encontraremos dia 22 de dezembro. Infelizmente não poderei ir antes...

    Saudade imensa de meus sobrinhos - mais que gostosos - e, é claro, de você e Mazinho.

    Se de Brasília já é difícil ficar longe de vocês, que estão em Salvador,imagine quando forem em janeiro!

    Beijos

    Liu

    ResponderExcluir