Colaboradores

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Dois meses de envio de exames médicos: Cadê a Maura??

Gentém,

Esse post é apenas mais um triste aniversário comemorado nesse longo processo que é a espera pelo tão sonhado visto canadense.  Fazem dois meses que enviamos os exames médicos para Ottawa (e documentação complementar para o Consulado de São Paulo). Sei que tive muita sorte na primeira fase do processo, pois entre o envio do calhamaço que é a documentação solicitada até a resposta positiva do governo canadense esperamos apenas 45 dias.  E eu, tolinha, achava que o resto seria tranquilo e rápido,tendo até mesmo feito planos de estar em março de 2012 (sim, me crucifiquem.  Achei mesmo isso) na tão sonhada terrinha.


A partir de então foram looongoooos meses de espera.  Consigo medir isso olhando para o meu filho caçula.  Partimos para a árdua tarefa de coletar documentos sobre nossa vida desde os 18 anos de idade em março do ano passado, com o pequeno contando com apenas 10 meses de idade.  E hoje, falando, correndo, frequentando escola, vejo que 22 meses é uma vida, né? Quanto mudamos, quanto aprendemos nesse tempo?? No meu caso, com exceção da mudança de casa, mudei nada.  Vivo, constantemente, esperando a semana passar, com a chegada da tão sonhada sexta-feira (thanks God it's friday!!!). E, no sábado, agradecendo que mais uma semana se foi, torcendo para que chegue a segunda!! Êita espera difícil! Dá para ficar irritada, entediada, ansiosa.  Quem não pirou nesse processo é porque tem uma saúde mental de ferro, viu? Colegas imigrantes, agradeçam.  Vocês passam longe de antidepressivos e ansiolíticos.  Se, no auge do inverno canadense descambarem pra comer chocolates e alimentos gordurosos, estão justificados e desculpados.  Antes isso do que engrossar a fila daqueles que tem seus afetos medicados e entram na triste estatística dos acometidos por qualquer tipo de transtorno mental.

Enfim, é isso.  Mesmo que estejamos planejando fazer o landing em janeiro (não me internem não, tá? Comprovadamente não sou louca... apenas ansiosa), precisamos ver passagem, casa, visto americano.  E, além do mais, o medo de ter dado alguma coisa errada com os exames médicos (e termos algum pedido de complementação) é grande.  Vimos acontecer com gente querida da blogosfera e, definitivamente, não é uma experiência pela qual queremos passar!!

Será que é muito ligar para a Maura pelo menos três vezes por dia, todos os dias? Será que errei em ter deixado recado na secretária eletrônica, na esperança de ter minha ligação retornada? Alguém, nesse meio tempo, conseguiu falar com ela?? Corrro algum risco de meu processo ter caído em baixo da mesa, um cachorro ter feito xixi nele e o funcionário de serviços gerais tê-lo jogado no lixo?? É muito devaneio ou faz algum sentido??

Alguém aí, please, me dá uma boa notícia.  Me consolem, meu povo!!

PS: Hoje, em pleno outono, os termômetros marcam -6 C em Calgary.  Alguém me belisca??


7 comentários:

  1. Juliana,
    Primeiro, obrigado pelas palavras no meu blog!
    Realmente ficamos quase "insanos" com este processo!O meu foi muito difícil, doído, mas finalmente acabou!Foi uma experiência e tanto, tendo q aprender o que é paciência, determinação e fé!
    Não acredito q tenha dado nada errado.Acho q tudo depende muito do oficial que está com o processo de cada um.Uns mais ágeis, outros mais lentos, além de existir as prioridades dentro do próprio consulado.Eu aposto q o visto de vcs está chegando.Portanto providencie logo este visto americano e tire logo as passagens!Estamos na torcida!Qq novidade nos avise para comemoramos juntos!!bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marcelo
      imagino mesmo que nada tenha dado errado no nosso processo. Mas a ansiedade é muita, né? Vai chegando fim de ano, os amigos (e os conhecidos virtuais) dando a notícia de recebimento do visto, e eu fico aqui ansiosa igual a criança, esperando a minha vez e perguntando: 'e eu,e eu?"
      Com relação ao visto americano, não nos resta outra coisa a nao ser esperar o recebimento dos passaportes. Pois eles estão com a MAURA, e só posso marcar tentar tirar o visto dos EUA com eles em mãos, né? Espero que isso não adie a nossa viagem.

      Abraços em vocês e agradeço muito a torcida, viu??

      Excluir
  2. Ju,

    fique tranquila... a demora é horrível, mas não é sinal de que tem algo errado... o meu processo tb demorou td que tinha pra demorar (no meu caso isso inclui a primeira fase), mas uma hora o tal visto chega. Juro!!!
    Vc vai com qual companhia aérea? Eu vou de Air Canada... se vc for tb, pode comprar a passagem mesmo sem ter visto americano... e se atrasar o visto vc tira por lá mesmo. Assim vc não atrasa sua ida...

    Qto ao seu comentário lá no meu blog... eu sei o qto é caro viajar dentro do Brasil... desanima, né? Nós aproveitamos as milhas de cartão de crédito para voar de graça... isso deu um incentivo, com certeza!
    Qdo estivermos em Calgary poderemos programar váaaarias viagens de reconhecimento do país!!! Não vejo a hora!

    Pode deixar, vou chegar antes e tentar descobrir o máximo possível sobre a cidade. Qdo vcs chegarem eu já vou ter mil dicas!!! BTW, posso buscá-los no aeroporto e abrigá-los enquanto vcs encontram uma casa. Vamos combinar!

    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pati

      tranquilidade é a coisa mais difícil de se der durante esse processo e vale ouro, viu? Eu compraria por qualquer preço se vendesse em supermercados (rs).
      Fico pensando que tudo pode ter acontecido com nossos processos e o medo de que algo dê errado de modo a justificar um atraso é grande. Lembro do pedido de exames complementares da Dupla Canadense e me desespero. Mas como isso não nos ajuda em nada, sigo em frente.

      TAmbém estamos cogitando ir pela Air Canada. O vôo é bastante conveniente, saindo de Guarulhos direto pra Toronto, né? Até o final da semana vamos tirar a passagem, e seja o que Deus quiser. Ir de milhas e poupar o suado dinheirinho para as despesas que estão por vir não tem preço!!!

      Se tudo correr bem iremos embarcar dia 17 de janeiro. Com planos de curtir esses dias iniciais do ano na praia, com muito sol e calor.

      Obrigada por ter sido tão disponível pra gente, viu? Essa carona do aeroporto provavelmente não teremos como recusar, já que ainda não estaremos de carro. Mas hospedagem... espero dar pouco trabalho, ok? Como sou ansiosa (assim como você), gostaria de já ter destino certo antes de sair do Brasil-sil-sil

      bjs

      Excluir
  3. Oi Ju!

    Nâo conhecia seu blog!! Agora vou seguir vcs!:)
    Achei o blog fazendo pesquisa (pela enésima vez!) sobre tempo entre exames médicos em Ottawa e devoluçâo dos passaportes.... Esta espera acaba com o "emocional" da gente!!

    Boa sorte para vcs!

    Bjs da Dupla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dupla

      É mesmo difícil manter a sanidade mental ao longo do processo, né? Ontem mesmo mencionei com um amigo que está embarcando pra Toronto na próxima semana a questão da demora do resultado dos exames médicos, mencionando a desagradável experiência pela qual vocês têm passado. O que importa é que em 2013 estaremos todos lá, né?

      beijos
      ps: vocês vão para onde?

      Excluir
  4. Nossa pessoal estou desesperada , essa demora ''linda'' me fez ter de cancelar meu casamento, que estava marcado para dia 29/05 não sabemos se vai dar tudo certo e se não der? costumava ser muito otimista em tudo, se não der desse jeito dá daquele,mas isso realmente tem me tirado vááááárias noites de sono e arrancado várias lagrimas, tem coisa pior do que planejar tudo e depois tudo mudar? realmente não , mas foi assim que está acontecendo comigo, mais de 1 mês o exame em ottawa e nada de respostas, o de vocês demorou muito muuuito? tem perigo de negar mesmo com o médico daqui dizendo que está tudo certo?não pediram antecedentes criminais e o exame médico foi feito dia 18 de abril, sei que ninguém vai saber a data certa de confirmarem,mas vocês acham que demora tipo uns 2 meses? tenho muita coisa pra decidir nesse tempo e odeio ter de basear tudo nesse visto =/

    ResponderExcluir